Cidade Inovação Louveira Valinhos Vinhedo

Vinhedo, Valinhos e Louveira vão se consolidando como um vale de inovação

Com anúncios de grandes empresas, iniciativas e franquias o Vale das Frutas vai se transformando num Vale da Inovação

No período de mais ou menos 1 ano Vinhedo, Valinhos e Louveira se consolidaram como cidades atrativas para a indústria da inovação. Deixando de serem conhecidas especificamente pelas frutas e passando a ter bons resultados de estabelecimento de indústrias, franquias e grandes projetos. 

Só no último ano a  Ascenty, líder no mercado de data centers, anunciou mais uma planta em Vinhedo ao seu conjunto de infraestruturas. A unidade terá 24 mil m² e entrará em operação no segundo semestre de 2020. A construção custará R$ 200 milhões. Ainda em Vinhedo, White Martins deve acabar em 2020 sua planta de R$125 milhões e Avery Dennison anunciou expansão de planta para cuidar de etiquetas RFID (sigla em inglês Radio-Frequency Identification) que trabalha com tecnologia e radiofrequência. 

Valinhos possui escritório do maior conglomerado de ensino do mundo, o Grupo Kroton, que recentemente passou a se chamar Kogna Educação e também tem planta da EATON, OTTOBOCK e empresas de tecnologia diversas. Louveira ganhou mais destaque com a inauguração do maior centro de inovação da américa latina da Procter&Gamble. 

Enquanto as empresas se instalam na região, mão de obra e capacitação serão novos campos a serem explorados e algumas franquias já chamam atenção. A que mais se destaca em proposta é a franquia Supera. A escola se propõe a desenvolver as capacidades do cérebro e a saúde mental de seus alunos com cursos baseados no que tem de mais novo em neurociência e aprendizado. A ideia é despertar criatividade, atenção, melhorar a memória e trabalhar soft skills que o mercado e a vida moderna demandarão. Com mais de 400 unidades no Brasil, sendo uma delas em Valinhos já há 5 anos, o Supera abrirá suas portas em Vinhedo no início de Abril desse ano e espera contribuir para uma vida mais saudável para os cidadãos do interior. 

Um projeto interessante no hall de ações que também está mudando as cidades e o VIVA Inovação, que promove as startups da região. Ja foram mapeadas diversos empreendedores que estao revolucionando seus mercados e colocando de pé negócios de impacto. Everlog, Ecotrace, Auto Avaliar, SmartComerci e Revo Beauty Tech são apenas algumas das startups que estão aparecendo. 

E a tendência é só positiva, recentemente mais um gigante da tecnologia, a Huawei, afirmou estar entre escolher Vinhedo ou Louveira para construir sua terceira fabrica no Brasil. Por essas e outras iniciativas logo teremos que rebatizar a região. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *