Cidade

AGENDAMENTO MÉDICO AGORA ONLINE

Marcar consultas médicas na clínica básica da Rede Municipal de Saúde se tornou mais fácil em Vinhedo. A Prefeitura lança nesta quinta-feira, dia 30, o Portal SIM Saúde, que integra a plataforma de dados da saúde para facilitar o acesso da população a serviços importantes.

Por meio do sistema, será possível marcar e desmarcar consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista (três especialidades médicas que compõem o sistema de atenção básica), 24 horas, durante os sete dias da semana, através do site da Prefeitura www.vinhedo.sp.gov.br. Outros dois serviços on line também passam a ser oferecidos, acesso a resultados de exames laboratoriais, cronograma e histórico de vacinação.

 

Para realizar os procedimentos é simples, basta ter o Cartão Cidadão.

No site da Prefeitura será necessário acessar o link SIM – Soluções Integradas Municipal (localizado no lado direito do site). O usuário coloca login e senha para acessar o Portal Cidadão, clica na Área Cidadão e em seguida no SIM Saúde, onde encontrará os três serviços já disponibilizados pela internet.

 

Agendamento de Consultas

A partir de agora, os usuários que não quiserem se dirigir à unidade de saúde de origem (referenciada) para agendar consultas da clínica básica (pediatria, ginecologia e clínica geral) poderão usar a nova ferramenta on line. A unidade referenciada é aquela localizada na região residencial do usuário. Por exemplo, um usuário que mora no Jardim Eliza, por exemplo, deverá procurar a Unidade de Saúde da Vila João XXIII para os procedimentos de saúde.

Entrando no sistema, o usuário encontra a lista de profissionais destas três áreas, os dias e horários de consultas disponíveis. Na sequência é gerado o comprovante de agendamento.

A Secretaria de Saúde irá manter o sistema de envio de mensagens por SMS, 48 horas antes da consulta, para lembrar o usuário do agendamento.

Mesmo com o sistema on line a Secretaria de Saúde irá manter o acolhimento ao usuário, sendo assim quem precisar de agendamento de emergência na clínica básica pode procurar, pessoalmente, a unidade de saúde de referência, de acordo com a região de residência, para análise dos casos.

O usuário que já tiver uma consulta agendada de clínica básica e quiser realizar um novo agendamento deverá desmarcar o procedimento para poder marcar a nova consulta. O sistema de desmarcação de consulta também pode ser feito pela internet.

Segundo explicou a secretária de Saúde, Erica Pin Pereira, o encaminhamento às consultas de especialidades médicas continuará sendo feita na própria unidade de saúde. “Para passar por consultas com médicos das especialidades, como cardiologia, urologia, neurologia, por exemplo, é necessário ter o encaminhamento da clínica básica. Desta maneira, o agendamento de especialidades continuará sendo feito pessoalmente na Unidade”, comentou.

 

Resultados de exames laboratoriais

O SIM–Saúde irá garantir a visualização e impressão de exames também pela internet. Antes, o laboratório municipal imprimia os exames realizados pelos usuários, fazia a conferência manual e encaminhava o documento à unidade de saúde onde o paciente havia sido atendido. Hoje, os funcionários da unidade entram no sistema e imprimem, na hora, o exame que será apresentado pelo paciente ao médico. Com o sistema, também será possível o próprio usuário visualizar e imprimir o exame para levá-lo pessoalmente ao médico. Também constará no sistema a relação de todos os exames laboratoriais já realizados na Rede Municipal de Saúde.

Carteira de Vacinação

O usuário conseguirá acessar o histórico de vacinação das crianças menores de 5 anos e ainda consultar o agendamento das próximas vacinas, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. “Esta é uma ferramenta de saúde muito importante porque o usuário conseguirá verificar se há alguma vacina infantil em atraso, garantindo a saúde das crianças”, comentou a secretária de Saúde.

Gradativamente, a ficha registro de vacinação será incorporada on line, também para o restante da população, ou seja, adolescentes, adultos e idosos.

 

Unidades de Saúde

A Rede Municipal de Saúde oferece atendimento de clínica básica em sete unidades de Vinhedo. São elas: Centro Médico do Jardim São Matheus, Policlínica da Capela, Unidades de Saúde da Vila João XXIII, Von Zuben, Três Irmãos, Planalto e Casa Verde.

 

Fonte: Prefeitura de Vinhedo

2 Responses

  1. Eu precisaria confirmar se meus dous filhos tem pediatra amanha eles chama matheus henrique lucas de paula

    1. Olá Bruna, não fazemos checagem de consultas. O atendimento on line e os telefones servem para isso, além disso, colocar o nome inteiro dos seus filhos na internet não é muito seguro. Pessoas mal intencionadas podem usar essa informação contra a senhora.

      Atenciosamente
      Equipe Cicerone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *